No mundo dinâmico (e rápido) do e-commerce, entender os termos usados diariamente pode ser um diferencial competitivo. Palavras como “checkout”, “CAC” ou “UX” fazem parte do vocabulário de quem atua no comércio eletrônico. Para ajudar quem está começando ou deseja aprofundar seus conhecimentos, criamos este glossário completo de e-commerce, com os principais termos de A a Z.
Este conteúdo é ideal para gestores de e-commerce, profissionais de marketing, empreendedores e estudantes que querem falar a mesma língua do varejo digital.
A
API (Application Programming Interface)
Conjunto de regras que permite que diferentes sistemas se comuniquem. Muito usado em integrações entre plataformas, ERPs, gateways de pagamento, entre outros.
A/B Testing
Teste feito entre duas versões de uma página, layout ou botão, para avaliar qual delas gera mais conversões.
Automação de Marketing
Uso de softwares para automatizar ações de marketing, como e-mails, fluxos de nutrição e segmentações com base no comportamento do usuário.
AdWords (Google Ads)
Plataforma de anúncios pagos do Google, onde é possível criar campanhas de tráfego pago por meio de palavras-chave.
Aplicativo
São softwares criados para oferecer uma experiência única e personalizada aos clientes, muito usados no varejo em serviços.
Acessibilidade
Na área de e-commerce, esse termo tem relação direta com as facilidades oferecidas pela loja ao usuário.
B
B2B (Business to Business)
Modelo de negócio em que uma empresa vende para outra empresa.
B2C (Business to Consumer)
Modelo de negócio em que a empresa vende diretamente para o consumidor final.
Banners
São os anúncios inseridos no site para promover ofertas ou divulgar informações que precisam ser destacadas.
Black Friday
Realizada em novembro, é considerada uma das principais datas promocionais para o varejo físico e online.
Busca Orgânica
É quando o usuário chega até a página a partir dos serviços de busca, como Google, por exemplo.
Buy Box
Espaço de destaque em marketplaces como a Amazon, onde aparece a oferta vencedora. Vendedores disputam esse espaço com base em preço, frete e reputação.
Backoffice
Parte administrativa de um e-commerce, incluindo controle de pedidos, estoque, finanças e atendimento.
Benchmarking
É uma análise que leva em conta metodologias específicas e números de mercados para avaliar a performance dos concorrentes e o modo como um e-commerce se posiciona em relação a eles.
Blog
É uma página que concentra a produção de conteúdo informativo de uma empresa, como tutoriais, dicas, resenhas e opiniões.
Buyer Persona
Perfil fictício de um comprador ideal da loja, baseado em diversas informações do público alvo.
C
CAC (Custo de Aquisição de Cliente)
Métrica que mostra quanto custa para adquirir um novo cliente, somando investimentos em marketing, vendas e outras despesas.
Call To Action
Significa “chamar para a ação”. É uma forma de comunicação que evoca um senso de urgência e convida o visitante a tomar alguma atitude, por exemplo: “compre agora”.
Cashback
É um programa de fidelidade em que parte do dinheiro gasto na loja retorna para o cliente como crédito, como incentivo para usar na próxima compra como desconto.
Chargeback
É a devolução do dinheiro feita por cartão de crédito quando uma compra é cancelada.
Chatbot
Softwares que utilizam inteligência artificial para se comunicar por texto com clientes, configurados para ações simples como atendimento de pedidos e triagem de dúvidas e reclamações.
Checkout
Etapa final da compra online, em que o cliente insere dados e realiza o pagamento.
Cloaking
Significa entregar um conteúdo dentro da página que seja diferente daquele demosntrado nos buscadores.
Cloud Computing
É um serviço de entrega de recursos, softwares e ferramentas remotamente pela internet, que permitem que mesmo pequenos empreendimentos tenham grande suporte tecnológico.
Conversão
Quando um visitante realiza uma ação desejada em seu site, como concluir uma compra, se cadastrar ou baixar um conteúdo.
CMS (Content Management System)
Sistema gerenciador de conteúdo, utilizado para organizar e gerenciar todos os conteúdos publicados no site.
CRM (Customer Relationship Management)
Sistema que gerencia o relacionamento com o cliente, registrando interações e histórico de compra.
Cross Dockin
Trata-se de uma estratégia de redistribuição de mercadorias, buscando reduzir os custos de armazenamento.
Cross Selling
Prática de indicar produtos adicionais ou relacionados aos que o cliente colocou no carrinho, para aumentar o ticket médio por venda.
CPC
Modelo utilizado pelo Google ADS para leilão de espaços de publicidade e exibição de anúncios em suas plataformas.
D
Dropshipping
Modelo de venda onde o lojista não precisa manter estoque. O fornecedor envia o produto direto para o cliente.
Dashboard
Painel visual com métricas e indicadores de performance do e-commerce, facilitando a análise de dados.
Desempenho Mobile
Avaliação da experiência do usuário em dispositivos móveis. Essencial, já que boa parte do tráfego vem de smartphones.
Data Layer
Camada de dados usada para organizar e coletar informações para ferramentas como Google Tag Manager e Analytics.
E
ERP (Enterprise Resource Planning)
Sistema de gestão empresarial que integra áreas como estoque, vendas, contabilidade e fiscal.
Email Marketing
Estratégia para se comunicar com leads e clientes por meio de e-mails automatizados e personalizados.
E-ticket
Comprovante digital de uma compra feita online, geralmente enviado por e-mail.
E-commerce Omnichannel
Integração entre loja online e física, oferecendo uma experiência contínua ao consumidor.
F
FAQs (Frequently Asked Question)
O ideal é que toda loja virtual tenha uma seção para “perguntas frequentes”, respondendo às questões relacionadas ao tempo de entrega, frete, política de devoluções e etc…
Fidelização
É a capacidade de convencer o cliente a comprar repetidas vezes.
Fluxo de Caixa
É a movimentação do dinheiro em uma empresa em determinado período de tempo, dividida em entrada (receita) e saída (despesas).
Frete Grátis
Estratégia de incentivo à compra, em que o lojista assume o custo do envio do produto.
Fontes de Tráfego
Trata-se de um indicador importante, fundamental para analisar o retorno das ações de comunicação da loja.
Funil de Vendas
Representação das etapas do processo de conversão: topo (atração), meio (engajamento) e fundo (decisão).
Fulfillment
Processo completo de atendimento do pedido: armazenamento, separação, embalagem e envio.
FashionTech
Startups e empresas que unem moda e tecnologia, oferecendo soluções digitais para o setor, como provadores virtuais.
G
Gateway de Pagamento
Plataforma intermediária entre a loja e as operadoras de cartão, que processa pagamentos online com segurança.
Greenwashing
Envolve a simulação de uma preocupação ambiental apenas para autopromoção, sem que realmente sejam adotadas medidas benéficas a natureza. (não recomendado)
Google Shopping
Comparador de preços do Google que exibe produtos com imagem, preço e link direto para o e-commerce.
Growth Hacking
Conjunto de estratégias criativas e analíticas voltadas ao crescimento rápido de uma empresa, com foco em testes e métricas.
GTIN (Global Trade Item Number)
Código único usado para identificar produtos de forma padronizada, obrigatório em marketplaces.
H
HTML
É uma das linguagens usadas na criação de sites, os códigos HTML são os mais populares atualmente.
Hashtag
Popular nas redes sociais (#) é usada para facilitar a busca de determinados termos na web.
Heavy-User
No ambiente digital, refere-se a quem é usuário frequente da internet e de seus diversos canais.
Hosting (Hospedagem)
Serviço que permite que seu site esteja acessível na internet. Pode ser compartilhado, dedicado ou em nuvem.
Heatmap (Mapa de Calor)
Ferramenta que mostra onde os usuários mais clicam ou movimentam o mouse em uma página.
Headless Commerce
Arquitetura onde o front-end (interface do site) é separado do back-end (funcionalidades e dados), permitindo mais flexibilidade e personalização.
Hiperpersonalização
Uso avançado de dados e IA para criar experiências de compra únicas para cada cliente.
Homepage
A página inicial do site, na qual estão reunidas as principais informações.
I
Inbound Marketing
Estratégia de atração de clientes por meio de conteúdos relevantes, SEO, redes sociais e e-mails.
Indexação
O termo é associado à necessidade das páginas serem referenciadas pelos serviços de busca.
Indicadores de Performance (KPIs)
Métricas utilizadas para medir o sucesso de estratégias, como taxa de conversão, ticket médio e retorno sobre investimento (ROI).
Integração com Marketplace
Conexão entre sua loja e plataformas como Mercado Livre, Amazon e Magalu, para vender em múltiplos canais.
Inteligência Artificial no E-commerce
Tecnologias que simulam processos humanos para personalizar recomendações, prever comportamento e otimizar vendas.
Interface
Bastante usado no comércio eletrônico, o termo é adotado para designar o ambiente visual que o usuário encontra no site.
J
JPEG
Assim como existem linguagens de códigos específicas na construção do site, também temos diferentes formatos para imagem, JPEG é um dos mais usados na área.
Javascript
Linguagem de programação usada para criar funcionalidades dinâmicas no site, como carrinhos interativos e banners animados.
Job to be Done (JTBD)
Metodologia de inovação focada em entender a “tarefa” que o cliente quer resolver ao usar um produto.
Jornada do Consumidor
Modelo criado a partir da observação do comportamento de consumidores online, desde o interesse em um produto, passando por pesquisas sobre o assunto até a decisão de compra.
K
Keyword (Palavra-chave)
Termo que usuários pesquisam nos buscadores. É base para estratégias de SEO e Google Ads.
KPI (Key Performance Indicator)
Indicador-chave de desempenho. Serve para mensurar o sucesso de ações e estratégias no e-commerce.
L
Landing Page
Página criada com um objetivo específico, como captar leads ou vender um produto. Foco total em conversão.
Lead
Contato interessado no seu produto ou serviço que forneceu alguma informação em troca de conteúdo ou oferta.
Link Patrocinado
O termo foi criado pelo Google para nomear a publicidade online.
Logística Reversa
Processo de devolução de produtos comprados online. Impacta diretamente na experiência do cliente.
Login
É a identificação de um usuário na internet, criado a partir do nome, e-mail e senha.
Logout
Ação executada pelo usuário para sair da página que estava “logado”
LTV (Lifetime Value)
Valor total que um cliente gera durante todo o seu relacionamento com a marca.
M
Marketplace
Plataforma onde vários vendedores anunciam produtos, como Amazon, Mercado Livre e Shopee.
Método Ágil
Forma de trabalho baseada em ciclos curtos (sprints), muito usada no desenvolvimento de plataformas e melhorias no e-commerce.
Mobile First
Estratégia de design que prioriza a versão mobile antes da desktop.
Margem de Contribuição
Quanto sobra da receita após subtrair os custos variáveis. Essencial para definir preços e lucratividade.
Marketing de Conteúdo
Consiste em produzir, disponibilizar e divulgar conteúdo relevante para a persona sobre assuntos que envolvem a marca, o mercado e os itens à venda.
Marketing Digital
Todas as técnicas, metodologias e estratégias relacionadas à divulgação de uma marca online.
Mídia Programática
Refere-se a compra de espaços publicitários realizada de forma automatizada.
N
NPS (Net Promoter Score)
Índice de satisfação que mede o quanto seus clientes indicariam sua loja para amigos ou colegas.
Newsletter
Boletim informativo enviado por e-mail para manter o relacionamento com clientes e divulgar novidades.
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Documento digital obrigatório que registra a venda e serve como base para tributos e garantia.
O
Omnichannel
Integração total entre canais online e offline, permitindo que o consumidor compre em um canal e receba por outro, por exemplo.
Open Rate
Taxa de abertura de e-mails, importante métrica para avaliar o sucesso de campanhas de e-mail marketing.
Opt-in
Refere-se ao conjunto de regras que estabelecem como será feito o envio de mensagens para os usuários.
Opt-out
Diz respeito à opção de descadastramento do usuário.
Order Bump
Oferta complementar mostrada na etapa do checkout para aumentar o ticket médio da compra.
P
Payment Split
Divisão automática de pagamentos entre lojistas e parceiros, comum em marketplaces.
Persona
É um personagem fictício idealizado para representar internamente o cliente, feito a partir de estudos.
Pixel de Conversão
Código instalado no site para rastrear ações do usuário, muito usado em anúncios no Facebook e Google.
Provador Virtual
Ferramenta interativa que ajuda o cliente a escolher o tamanho ideal com base em dados reais do corpo e preferências de caimento.
Plataforma
Qualquer estrutura virtual capaz de integrar e gerenciar os aspectos elementares de um e-commerce, como: administração, operação e finanças.
Q
QR Code
Código visual que pode ser escaneado com o celular. Usado para pagamentos, acesso a links ou promoções exclusivas.
Qualificação de Lead
Processo de avaliar se um lead tem perfil para se tornar cliente, com base em critérios como interesse, orçamento e timing.
R
ROI (Return on Investment)
Métrica que indica o retorno financeiro obtido em relação ao valor investido.
Retargeting
Anúncios direcionados a quem já visitou seu site, com objetivo de trazer o usuário de volta para concluir uma ação.
Review
Avaliação de produtos feita pelos clientes. Influencia diretamente na decisão de compra.
Remarketing
Campanhas de marketing desenhadas exclusivamente para abordar leads já convertidos.
Responsividade
Capacidade que uma loja tem de adaptar seus elementos visuais a diferentes dispositivos, independente do formato em que o site é exibido.
Ruptura de Estoque
Quando um produto se esgota, o que pode impactar negativamente a experiência do cliente e as vendas.
S
SEO (Search Engine Optimization)
Otimização para mecanismos de busca. Engloba técnicas para melhorar a posição do site em resultados orgânicos do Google.
SKU (Stock Keeping Unit)
Código de identificação único para cada produto e variação no estoque.
Social Ads
Anúncios pagos focados em divulgação por meio de redes sociais.
Social Proof (Prova Social)
Tática que usa a influência de outras pessoas para gerar confiança e conversões.
Store Locator
Ferramenta que permite localizar a loja física mais próxima do cliente.
T
Ticket Médio
Valor médio gasto por cliente em uma compra. Aumentá-lo é uma forma eficaz de crescer sem novos clientes.
Tag Manager
Ferramenta do Google para gerenciar tags de rastreamento no site sem precisar de código.
Tracking de Pedido
Sistema de rastreamento de envio de pedidos, essencial para a transparência e satisfação do consumidor.
Tráfego orgânico
É todo tráfego de visitantes gerado para dentro da loja proveniente de qualquer origem que não tenha sido paga diretamente.
U
Upsell
Técnica de venda que oferece ao cliente um produto melhor ou mais completo que o que ele está comprando.
UX (User Experience)
Experiência do usuário ao navegar em um site ou aplicativo. Uma boa UX aumenta as chances de conversão.
UI (User Interface)
Interface visual do site ou app. Uma boa UI é essencial para guiar o usuário e facilitar a jornada de compra.
Unboxing Experience
É a soma de todos os estímulos sensoriais e emocionais quando o consumidor recebe e abre a embalagem do item que comprou online.
V
Variação de Produto
Diferentes versões de um mesmo produto, como cor, tamanho ou modelo.
Validação de Ideia
Etapa inicial para testar se um novo produto ou funcionalidade tem potencial de mercado.
Vendas Recorrentes
Modelo de assinatura em que o cliente paga regularmente por um serviço ou produto.
W
Web Analytics
Análise de dados da navegação em seu site. Ferramentas como Google Analytics ajudam a entender o comportamento dos usuários.
White Label
Produto ou serviço que pode ser rebranded e vendido com a identidade de outra empresa.
Wishlist
Lista de desejos em que o cliente salva produtos para visualizar ou comprar no futuro.
X
XML (Extensible Markup Language)
Formato de arquivo usado para envio de produtos a marketplaces, contendo dados como nome, preço, estoque e imagem.
Y
YouTube Ads
Anúncios exibidos na plataforma do YouTube. Podem ser usados para campanhas de branding e performance.
Z
Z-Index (CSS)
Propriedade de código que define a ordem de sobreposição de elementos na tela. Útil no design responsivo.
Dominar os termos do e-commerce é essencial para tomar decisões mais estratégicas e dialogar com fornecedores, parceiros e equipes técnicas com mais clareza. Esperamos que este glossário ajude você a navegar com mais confiança no universo digital.
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